Projetos realizados pelo Instituto da Paz

 Projetos em desenvolvimento pelo Instituto da Paz

__________________________________________________
Projeto de Política de Apoio ao Desenvolvimento Local:
Um programa de estudos, pesquisas e debate para identificar entraves e sugerir medidas práticas para dinamizar as iniciativas de desenvolvimento local já em curso, aumentar sua escala e fazer surgir novos potenciais.

Um dos triunfos do desenvolvimento local consiste na possibilidade de adaptar distintas formas de desenvolvimento à ampla diversidade existente na comunidade. Esse modelo permite equilibrar e combinar as necessidades populacionais, ambientais e produtivas, articulando crescimento econômica com inclusão social, elevação da qualidade de vida e sustentabilidade ambiental.

O objetivo do projeto é sistematizar uma avaliação abrangente dessas experiências, identificando medidas que ajudem a dinamizar o que vem sendo feito, a liberar os potenciais existentes, a mobilizar os recursos subutilizados, a remover os entraves ao desenvolvimento local.

As plenárias de coordenação reúnem representantes de entidades, movimentos sociais e organizações de pesquisa e estudo relacionados à temática.

__________________________________________________
Projeto Juventude: 
Um amplo diagnóstico e um conjunto de propostas e diretrizes políticas públicas para a juventude, produzidos com a participação decisiva dos jovens brasileiros, além de diferentes atores sociais envolvidos com a questão.

Trazer para o primeiro plano da agenda a temática da juventude e  suas emergências é o objetivo do Projeto Juventude, desenvolvido em um momento em que o Brasil tem 20% de sua população na faixa entre 15 e 24 anos. São 34 milhões de pessoas que enfrentam problemas diferenciais relacionados a sua condição etária, sendo tabém cidadãos de reconhecido potencial criativo e mobilizador.

O amplo e pluralista processo de interlocução resultou em um diagnóstico sobre a juventude brasileira hoje, um conjunto de diretrizes e orientações estratégicas e uma agenda detalhada de avaliações, recomendações e propostas específicas sobre os diversos temas relacionados, como educação, emprego, cultura, esporte, saúde, drogas, lazer, segurança pública etc.

__________________________________________________
Projeto Reforma Política:  
Seminários e estudos de especialistas que produzem reflexões e subsídios para a discussão da reforma política esperada pelo país, abordando temas como o financiamento de campanhas, a fidelidade partidária e o voto facultativo.

Aperfeiçoar a institucionalidade democrática, incluir mais cidadãos na vida política ativa do país, aprimorar a qualidade da representação política popular, aumentar a transparência da política, combater a corrupção na administração pública e a promiscuidade entre os atores públicos e os atores privados. Esse é o horizonte do Projeto Reforma Política.

Combinando a reflexão intelectual com a experiência acumulada pelas lideranças político-partidárias e com a experiência da sociedade civil, o projeto reúne seminários e documentos, que fornecem subsídios valiosos para proposta da Reforma Política.

__________________________________________________
Projeto Segurança Pública:
Debater e chegar a um profundo diagnóstico sobre o problema da segurança pública e em uma série de propostas consistentes e de implantação viável. 

__________________________________________________
Projeto Energia Elétrica:
Reunião, estudos, debates e seminários que originarão um diagnóstico abrangente a respeito da crise de energia elétrica - que culminou nos "apagões" - e um conjunto de propostas para superá-la.

Em meados de 2001, os brasileiros foram colocados diante do fato concreto do racionamento de energia elétrica, com reflexos bastante negativos tanto na rotina da população quanto na produção econômica e no já alarmante nível de desemprego. Com o objetivo de evitar as repetições dos lamentáveis episódios que ficaram conhecidos como "apagão" e garantir ao país uma perspectiva estratégica de desenvolvimento nacional, o Instituto da Paz reuni uma equipe composta com especialistas na área, economistas, representantes de ONGs e sindicatos ligados ao setor, consultores de empresas e órgãos responsáveis pelas secretarias e órgãos correspondentes. 

A equipe realiza amplos debates e elaboração de documentos e cartilhas.  

__________________________________________________
Projeto Fome Zero:
Uma proposta de política de segurança para alimentar o Brasil produzida por especialistas, representantes de ONGs, pesquisadores, organizações populares e movimentos sociais.

O Fome Zero apresenta uma proposta para combater a fome, a miséria e suas causas estruturais, que geram a exclusão social. Ele foi projetado para garantir a segurança alimentar de todos os brasileiros e brasileira. Ter segurança alimentar significa que todas as famílias tenham condições de se alimentar dignamente com regularidade, quantidade e qualidade necessárias à manutenção de sua saúde física e mental. 

Especialistas em diversas áreas do conhecimento, ligadas de alguma forma ao combate à fome, como nutricionistas, agrônomos, geógrafos, economistas, especialistas em saúde públicas e outros profissionais e representantes de organizações sociais, são convidados pelo Instituto a contribuir para enfrentar conjuntamente o problema da fome no país, que atinge ainda milhões de brasileiros.

O projeto, vem realizando amplos seminários em várias regiões do Brasil.

__________________________________________________
Projeto Moradia:
Contando com a colaboração de amplos setores ligados à questão, apresentando soluções concretas para o problemas do déficit habitacional no Brasil, a partir do conceito inovador do "moradia digna".

A importância de garantir condições dignas de moradia na cidade e no campo é, há muito tempo, um consenso em toda a sociedade. É conhecido o impacto que uma política ampla para esse setor pode provocar no desenvolvimento econômico e social no país. O Instituto da Paz mobiliza profissionais da área, representantes dos movimentos sociais e setores empresariais para discutir como realizar essa transformação. 
__________________________________________________

Projeto Stop Bullying: 
Pais, funcionário da escola e outros adultos da comunidade podem ajudar as crianças a evitar o bullying falando sobre isso, construindo um ambiente escolar seguro e criando uma estratégia de prevenção ao bullying em toda a comunidade.

__________________________________________________

Projeto Zumba:
O projeto Zumba em parceria com profissionais físicos, desenvolve uma vez por semana atividades de zumba voltada ao lazer comunitário.
__________________________________________________ 

Projeto Paz na Rua - Vila do Rap 
Com o objetivo de preservar a cultura do Rap, o Instituto da Paz promove campeonatos e mostraras culturais sobre o trabalho do Rap e o Hip Hop cultura.


--------------------//--------------------
 

O Instituto João Pedro da Paz Araújo surge diante da necessidade de uma resposta prática às grandes lutas da sociedade, que infelizmente, também se mostram presentes em Presidente Venceslau. Somos desafiados todos os dias por conta do aumento da violência, das drogas, crianças em situações de vulnerabilidade social, famílias em situação de pobreza extrema, pessoas que se encontram depressivas e carentes de atendimento especializado. Nessa resposta, o Instituto da Paz, surge com ações efetivas, que possam proporcionar uma vida de liberdade, dignidade, saúde e felicidade.  

Fundando no final de dezembro de 2017, o Instituto é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento da cultura em nossa comunidade. Vivemos em meio a uma sociedade vítima do egoísmo que tem como consequência a enorme desigualdade social que, cada vez mais grita por socorro e espera por homens e mulheres que sejam as vozes e as mãos da PAZ.

O Instituto da Paz também é utilizada como escritório político e fundação de apoio e mantimento do acervo do professor João Pedro da Paz Araújo.

Nenhum comentário